O que são os TEDx Talks no Brasil?

A TEDx Brasil é uma versão independente de uma das conferências mais importantes e inovadoras do mundo, a TED (tecnologia, entretenimento e design). Essa é uma ONG criada nos EUA, em 1984, e ela tem o intuito de propagar “ideias que merecem ser compartilhadas”.

Nas convenções TED, realizadas oficialmente duas vezes por ano, são convidados empreendedores e pensadores de todo o mundo para darem palestras curtas. A plateia é limitada e bastante concorrida, já que grandes mentes do planeta discursarão no dia.

Veremos como essa concepção evoluiu e ganhou o mundo pela internet. Confira!

tedx são paulo

O que são TEDx Talks?

São vídeos, com falas de até 18 minutos, filmadas nos eventos TEDx. Esses encontros são independentes, mas licenciados e orientados pela organização TED. O “x” no final, é justamente para indicar que aquele acontecimento é realizado por entidades autônomas em todo o mundo.

Essa ideia visa apoiar diferentes iniciativas com o propósito de melhorar o mundo. Já foram feitas mais de 5.000 TEDx em todo o globo e algumas dessas falas são selecionadas para virarem vídeos de TED Talks, que podem ser postados no site do TED e em vários outros locais, como o Youtube.

Além de serem traduzidas pelo Open Translation Project, que disponibiliza o material para que voluntários possam legendar em diversas línguas, atualmente, eles estão disponíveis em mais de 90 idiomas.

Como o evento é organizado?  

 

Os TEDx, geralmente, são programas locais produzidos por entidades independentes, que desejam usar o formato da conferência para propagar ideias e compartilhar experiências. São convidadas pessoas ilustres para falar a um público e tempo limitados. As diretrizes são definidas pela TED Conferences, para que o modelo não seja perdido.

Elas contêm uma mistura de TEDx Talks e palestras, a fim de provocar discussões sobre os temas, debatendo e criando conexões, com a interação entre palestrantes e o público.

Como fazer uma boa palestra para o TEDx Brasil?

Para auxiliar no trabalho de criar um discurso que seja completo e caiba em 18 minutos, foi feito um manual com os princípios para um bom TEDx. Esse guia, formulado pelos criadores das conferências TEDx, é especial para quem deseja aperfeiçoar sua oratória por meio dessa forma inovadora de falar em público.

O importante primeiro é assistir a alguns vídeos de TED Talks, para se familiarizar com essa tendência e suas especificidades. Dessa forma, é possível entender o formato e o porquê de sua eficácia, em um período de tempo restrito.

Para auxiliar no desenvolvimento de ideias, para que elas se tornem mais completas e atrativas, o comitê do TED sugere a reflexão de respostas para três questões: Essa é uma ideia nova? Ela é interessante? Essa concepção é realista? Se a resposta for não em alguma das perguntas, talvez seja preciso refinar esse pensamento mais um pouco.

Além disso, é essencial que o orador seja um especialista no assunto, já que as pessoas absorvem conhecimento de quem fala e, provavelmente, tomarão decisões baseadas no que aprenderam. Logo, é importante, se necessário, consultar fontes e ensaiar a fala antes da apresentação. Isso ajuda a identificar pontos a melhorar e acertar o tempo da palestra, para não exceder os 18 minutos.

As TEDx Brasil são uma ótima oportunidade para quem tem alguma ideia ou história inspiradora para propagar. Elas estão se popularizando e espalhando pelo país, basta encontrar alguma entidade licenciada e entrar em contato para saber mais detalhes. Além de ficar alerta acerca das programações, para poder participar desses eventos tão inspiradores.

 

Se você tem alguma dúvida ou deseja compartilhar a sua opinião, deixe um comentário no post, queremos saber o seu ponto de vista!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *