6 Teds sobre inovação empresarial

inovação empresarial

A inovação nas empresas é um tema que tem sido extremamente explorado. Afinal, marcas inovadoras atraem mais atenção do público, se comunicam melhor com seus clientes e, claro, conseguem se destacar, em uma sociedade em que existe cada vez menos diferenciação entre os produtos e serviços de marcas distintas. Caso você não conheça muito bem o que é, e quer entender um pouco mais sobre o tema, a Escola de Design Thinking pode te ajudar com isso.

Para lhe ajudar a ter insights que realmente ajudem a inovar, nós separamos alguns Teds imperdíveis. Vem ver!

  1. Design Thinking com David Kelley

O design thinking é uma das tendências mais fortes quando falamos sobre inovação nas empresas. E isso não é por acaso, afinal a metodologia coloca o ser humano como centro de todas as alterações e modificações propostas pelos negócios.

Neste Ted, David Kelley, da IDEO, apresenta um pouco mais sobre essa abordagem, ajudando os empreendedores a colocarem os seus consumidores no centro de qualquer inovação.

  1. Como gerir uma empresa com quase nenhuma regra, Ricardo Semler

Muitas pessoas comentam que os assuntos permeiam a inovação empresarial sempre abordam uma realidade muito distante do cenário brasileiro. O grande diferencial desse Ted é que ele é promovido justamente por um CEO brasileiro, o Ricardo Semler.

Ao longo da palestra, Ricardo fala sobre um modelo extremamente democrático de gestão, que promove o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e ainda celebra a sabedoria dos colaboradores.

  1. A felicidade como segredo para trabalhar melhor, Shawn Achor

Você já imaginou que a felicidade pode ser o propulsor da sua empresa? É isso que Shawn Achor propõe neste Ted.  O pesquisador de Harvard mostra a íntima relação entre sucesso e felicidade e argumenta como a felicidade pode ser o caminho para atingir o sucesso (e não ao contrário como muitas pessoas pensam).

  1. Designers, pensem grande, Tim Brown

Novamente o design é colocado no centro das inovações. Neste Ted, Tim Brown propõe uma reflexão aos designers, mostrando que esses profissionais estão muito ocupados criando pequenos objetos estilosos e da moda, quando poderiam contribuir para mudanças mais profundas por meio do design thinking.

Mesmo para aqueles que não são designers, a palestra é um bálsamo de inovação, propondo um olhar completamente diferente e ajudando a inovar colocando em prática as proposições do design thinking.

  1. Como gerenciar a criatividade coletiva, Linda Hill

Será que você está aproveitando todo o potencial criativo dos seus funcionários no dia a dia da sua empresa? Essa é a reflexão proposta neste Ted, liderado pela professora de Harvard e co-autora do livro “Collective Genius”.

Na palestra, ela fala sobre os estudos feitos com as empresas mais criativas do mundo e as ferramentas usadas para manter as ideias fluindo pelos negócios.

  1. Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais, Adam Grant

O que diferencia uma pessoa criativa? Afinal, da onde vem as grandes ideias? Todo esse mistério é decifrado por Adam Grant, neste Ted, no qual ele analisa os principais pensadores da nossa história, mostrando alguns hábitos surpreendentes.

Entre esses está o fato de essas pessoas “abraçarem o fracasso”, ou seja, elas compreendem que é necessário ter muitas ideias ruins, para finalmente encontrar uma boa.

Dica extra: Design Thinking para empreendedores

Como você viu, entre as tendências de inovação nas empresas, o design thinking é um dos que mais tem se destacado. E hoje já existem escolas brasileiras destinadas a ensinarem essa metodologia.

Uma delas é a Escola de Design Thinking da Echos, que conta com uma especialização voltada justamente para promover e acelerar a inovação nas empresas. Diferente do que é possível encontrar no mercado, a Echos usa uma metodologia prática e você sairá dessa especialização com muitas inovações incríveis para o seu negócio (por isso, incluímos essa ideia como uma dica a mais).

E, então, depois de ver esses Teds sobre inovação nas empresas, já está mais fácil começar a desenvolver projetos criativos no seu negócio? Se você gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *