5 TEDs sobre energia limpa

Uma das grandes preocupações do Século XXI é o debate sobre o consumo de energias fósseis e como criar maneiras de usar a energia renovável em nosso cotidiano.

A obtenção de energia de recursos naturais, capazes de se reabastecer periodicamente, é algo bem possível hoje em dia. Inclusive, algumas empresas já oferecem excelentes alternativas em energia renovável para as casas das pessoas, indústrias e edificações comerciais.Que tal se inteirar um pouco mais sobre o assunto? Veja a seguir 5 excelentes TEDs sobre consumo energético e tipos de energias renováveis!

1. Uma proposta de energia limpa

Em um TED bem atual sobre sustentabilidade, Jennifer Granholm, ex-governadora do Michigan, fala sobre os benefícios econômicos da busca por energia limpa e renovável.

Na palestra, ela propõe um plano para a criação de novos empregos pelo investimento em novas fontes de energia, como a fotovoltaica, por exemplo.

O grande obstáculo em todos os países para passar um plano desses é o poder Legislativo. No caso dos EUA, o Congresso Americano.

Na palestra, Granholm fala sobre a necessidade de pensar em maneiras de criar um plano de ação com ou sem o Poder Legislativo.

2. Carne limpa: a energia limpa do futuro

A maior causa para o aquecimento global é o consumo de carne, já que a indústria agropecuária é a que mais gasta água e emite gases do efeito estufa no planeta. Para se ter uma ideia, são necessários 5 mil litros de água para produzir um frango só.

Por isso, Paul Shapiro se especializou na pesquisa para resolver o problema sem precisar mudar a dieta das pessoas e apresenta o que achou neste TED. Atualmente, a solução está em startups inovadoras que produzem a chamada carne limpa, uma carne que é exatamente igual à que conhecemos, mas sem vir de um animal vivo.

Ela é criada em laboratório a partir de uma célula de uma vaca ou galinha e é exatamente igual a carne “normal” em todos os sentidos, exceto três: não consome tanta água, não causa desflorestamento e não mata nenhum animal.

3. Imprimindo energia limpa

Os brasileiros também estão contribuindo muito bem com o debate sobre as energias renováveis. No TED em questão, Marcos Maciel apresenta uma solução de energia solar fotovoltaica impressa.

A tecnologia é feita no Brasil e se destaca por ser leve, flexível e de fácil instalação. Segundo os estudos feitos por sua equipe, o Brasil é um dos principais países para produzir energia solar, não só para si mesmo, como para o planeta também.

Segundo o TED, com a área equivalente a 60% do complexo de Furnas, seria possível produzir energia solar para o país inteiro por um ano.

4. 100% energia renovável: você consegue!

Gordian Raacke é o chefe de uma organização sem fins lucrativos que trabalha para incentivar o planeta a transacionar para o uso de energias renováveis em 100% da nossa demanda energética.

Neste TED, ele fala sobre como cada pessoa pode ajudar em um nível individual, assim como cada governo e país.

5. Um pequeno país com grandes ideias para se livrar das energias fósseis

Um dos grandes mitos sobre a resistência contra as energias renováveis é que elas “não são lucrativas” e “impedem o crescimento”. Este TED mostra exatamente o oposto.

Monica Araya, uma ativista do clima, defende como a Costa Rica, uma pequena ilha, pode ensinar lições incríveis sobre como as energias renováveis ajudam a crescer a economia local.

Como deu para ver, existem vários bons TEDs sobre energia limpa para quem quer aprender mais sobre o assunto e fazer uma mudança no mundo.

Se você gostou do artigo, compartilhe o texto nas suas redes sociais e marque amigos que possam se interessar pelo assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *